São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefe de segurança da Casa Branca cai

Livingstone depunha à CPI

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O chefe da segurança da Casa Branca, sede do governo dos EUA, anunciou ontem sua renúncia ao cargo, durante depoimento à CPI da Câmara sobre o caso dos dossiês da polícia federal.
A decisão de Craig Livingstone, que tinha sido posto em licença havia uma semana, foi considerada "uma surpresa" pelo porta-voz do governo, Mike McCurry.
Na CPI, o ex-conselheiro jurídico da Casa Branca, Bernard Nussbaum, assumiu total responsabilidade pela requisição ilegal das pastas da polícia federal de centenas de pessoas, inclusive vários líderes da oposição.
Nussbaum renunciou ao seu cargo no ano passado devido ao caso Whitewater. Deputados da oposição disseram que ele está se oferecendo como responsável para evitar novas baixas na equipe do governo Clinton.
Segundo novas acusações, o número de dossiês obtidos pela Casa Branca pode ser superior a 600, em vez dos 407 até agora conhecidos.
A Casa Branca admitiu que entre elas podiam estar as de congressistas e jornalistas. Segundo o governo, todas as pessoas que entram na Casa Branca precisam ser investigadas, e o uso das pastas da polícia federal com esse fim foi "um erro honesto".
O candidato da oposição à Presidência, Bob Dole, diz que o caso constitui abuso de poder.
(CELS)

Texto Anterior: Guerrilha palestina mata 3 israelenses
Próximo Texto: Ataque rebelde mata 54 no Afeganistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.