São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descobertos manuscritos mais antigos do budismo

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A British Library, entidade de conservação e pesquisa que mantém a biblioteca do Museu Britânico, anunciou ontem a descoberta dos que são considerados os textos mais antigos do budismo.
São cerca de 60 fragmentos do século 2º, que falam da doutrina do príncipe Sidarta Gautama, que segundo a tradição obteve desenvolvimento espiritual até virar Buda ("o iluminado"). Buda viveu entre 563 e 483 antes de Cristo, tendo nascido onde hoje é o Nepal.
Os fragmentos estão sendo comparados com os Manuscritos do Mar Morto, uma série de textos encontrados em cavernas na década de 40 que trazem uma visão antiga do cristianismo por meio da seita dos essênios, que teria educado Cristo em sua adolescência.
Os doadores dos textos, da região de Gandhara (entre o Afeganistão e o Paquistão), não foram revelados.

Texto Anterior: Estudo vê maior risco no Brasil
Próximo Texto: EUA pedem extradição dos irmãos; Livro diz que Clinton foi informante da CIA; Morre aos 89 nos EUA metereologista do Dia D
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.