São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Karadzic não será candidato, diz sérvio

'Premiê' nega saída imediata de líder

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, não vai participar das eleições gerais no país previstas para o dia 14 de setembro, segundo o "primeiro-ministro" sérvio-bósnio, Gojko Klickovic.
"Devido às pressões terríveis da comunidade internacional e da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro), Karadzic decidiu não concorrer", disse à agência "SRNA".
Klickovic disse antes que Karadzic iria continuar como "presidente" dos sérvios da Bósnia (o acordo de paz não prevê a existência do cargo) até o dia das eleições, quando passaria a liderar o Partido Democrático Sérvio.
O "premiê" também condicionou a renúncia de Karadzic após as eleições a que fosse garantida a segurança do território sérvio na Bósnia e a que a cidade de Brcko (norte) ficasse com os sérvios, condições que não contrariam o acordo de Dayton, segundo disse.
Antes, o serviço de informações sérvio "VIP" havia dito que Karadzic sairia sob uma série de condições, entre elas o reconhecimento de um Estado sérvio-bósnio -condição tida como inaceitável.

Texto Anterior: EUA pedem extradição dos irmãos; Livro diz que Clinton foi informante da CIA; Morre aos 89 nos EUA metereologista do Dia D
Próximo Texto: Brasileira acha difícil processo contra EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.