São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha errou os resultados em pesquisa sobre a reeleição

DA REPORTAGEM LOCAL

O Datafolha errou no processamento dos dados de pesquisa nacional sobre o direito à reeleição publicada pela Folha no último dia 4 de janeiro. O erro ocorreu na totalização das respostas dos entrevistados no computador.
Ao contrário do que foi publicado, 49% dos entrevistados à época eram contra o direito de reeleição para presidente, 28% eram a favor da reeleição já para Fernando Henrique Cardoso, e 12% eram a favor da reeleição só para os próximos presidentes.
Os dados errados, publicados em janeiro, foram: 49% dos entrevistados favoráveis à reeleição já para FHC, 28% a favor da reeleição só para os próximos presidentes, e 12% contra a reeleição.
Também foram trocados os percentuais sobre o direito à reeleição para os governadores e prefeitos (veja os dados na tabela acima).
Descoberta
O erro foi descoberto porque, ao processar os dados de nova pesquisa feita sobre o mesmo assunto, o Datafolha constatou uma variação de opiniões improvável no curto espaço de tempo transcorrido entre as duas pesquisas.
Segundo a diretora-geral do Datafolha, Eneida Nogueira e Silva, o levantamento dos dados feito entre 12 e 15 de dezembro do ano passado foi correto.
A falha ocorreu no processamento dos dados.
Ela explica que os questionários dos pesquisadores foram checados e digitados no computador. O erro ocorreu quando o programador, involuntariamente, trocou os códigos das respostas.
Nova pesquisa
Na nova pesquisa, feita do dia 24 ao dia 25 de junho, houve pequenas variações em relação à de janeiro. Todas as mudanças de percentuais ocorreram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais em ambas as pesquisas.
Os entrevistados contrários à reeleição passaram de 49% para 51%. Os favoráveis à reeleição para FHC oscilaram negativamente de 28% para 25%, e os que defendem a reeleição para o próximo presidente subiram de 12% para 16%.

Texto Anterior: Banespa pode ter uma nova solução
Próximo Texto: Parlamentar ganha R$ 24 mil para trabalhar 9 dias em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.