São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Itália fazem acordo de combate a criminosos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os governos do Brasil e da Itália assinaram ontem acordo de cooperação para combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Esse é o primeiro acordo do gênero assinado pelo Brasil.
Conforme o documento, foi criada uma comissão mista, presidida pelo ministro da Justiça, Nelson Jobim, e pelo vice-ministro do Interior da Itália, Giannicola Sinisi, para supervisionar os termos.
Por ele, a Polícia Federal brasileira e a Carabinieri italiana poderão trocar informações diretamente entre si, sem a necessidade de intermediação pela Interpol (polícia internacional). Isso inclui até mesmo a busca de foragidos.
Os dois países poderão ainda adotar medidas para impedir a "lavagem de dinheiro" do tráfico e do contrabando, além de ter acesso a informações sobre movimentação bancárias de suspeitos sob investigação.
O acordo prevê ações conjuntas entre as polícias dos dois países no combate ao tráfico de drogas. Segundo o ministério, a preocupação é que mafiosos possam migrar -e se instalar- no Brasil.
Na próxima semana, o ministro Nelson Jobim apresenta ao presidente Fernando Henrique Cardoso minuta do projeto de lei de combate à "lavagem de dinheiro".
Entre outras propostas está a da criação da Agência Federal de Lavagem de Dinheiro.

Texto Anterior: Rodízio e ciclismo
Próximo Texto: Acaba domingo prazo do plano de expansão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.