São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Autonomia - Foi obtida pelas universidades estaduais paulistas com um decreto do governo Quércia, em 1989. Esse decreto deixa para as próprias instituições a administração de seus recursos -desde salários até investimentos- e destina uma porcentagem da arrecadação do ICMS a elas.

ICMS - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, que é a principal fonte de recursos do Estado.

9,57% - É a porcentagem do ICMS destinada às três universidades. Ontem, a Assembléia Legislativa rejeitou a proposta do governo estadual de colocar um teto nesses recursos (as universidades receberiam o mesmo que no ano anterior, mais 25% do aumento da arrecadação do ICMS).

Fontes complementares - Qualquer recurso que as universidades obtenham que não venha diretamente da cota do ICMS que recebem do Estado. Incluem desde cobrança de cursos de especialização até projetos desenvolvidos em convênios com empresas privadas.

Mensalidade - Só emendando a Constituição seria possível cobrar dos alunos pelos cursos em uma universidade pública.

Texto Anterior: Mensalidade renderia pouco
Próximo Texto: Projeto pretende transferir 15 mil presos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.