São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filtros solares podem não evitar câncer, diz estudo

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A Associação Médica Britânica disse ontem, em editorial na "British Medical Journal" (BMJ), que há a possibilidade de os bronzeadores com filtro solar não evitarem câncer na pele.
A revelação, baseada em estudos feitos no Hospital Saint Thomas, de Londres, ainda não é definitiva.
Segundo Jane McGregor, médica que escreveu o editorial, o problema é que os filtros podem evitar apenas a queimadura na pele.
Os produtos aparentemente não evitam a entrada dos raios ultravioleta nas primeiras camadas da pele. Segundo os estudos, células nessas camadas podem ter suas estruturas alteradas pelos raios.
Assim, elas podem formar tumores, concentrações de células anormais que se multiplicam de forma desordenada. McGregor afirma que ainda não é possível dizer qual o grau de malignidade dos tumores que surgem nessas circunstâncias.

Texto Anterior: Terrorismo crescerá no mundo, diz McNamara
Próximo Texto: Quartel britânico na Alemanha sofre ataque; Suposto Unabomber é acusado de 3 explosões; Ex-assessor da Casa Branca se nega a depor; Incêndio em prédio da França deixa 15 feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.