São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é incineração?

Cláudio Domingues da Silva, 23, estudante, Itapecerica da Serra (SP)

Paulo Gomes Machado, do Departamento de Limpeza Urbana da PMSP responde:
"O processo de incineração é basicamente a queima de materiais em altas temperaturas (geralmente entre 850°C e 900°C) com uma quantidade adequada de ar, durante um tempo preestabelecido.
"A incineração atualmente é bastante utilizada devido às vantagens que apresenta, tais como redução drástica do volume do resíduo (cerca de 70% a 75%), possibilidade de queima de qualquer tipo de resíduo e sua capacidade de destruição de bactérias, de vírus e de compostos orgânicos. "A incineração é usada pela Prefeitura Municipal de São Paulo para o tratamento dos resíduos gerados em estabelecimentos prestadores de serviços de saúde. O resultado do processo é tornar inertes os resíduos, além de reduzir seu volume e peso.
"Tornados inertes, os resíduos perdem suas características infecciosas. A escória e as cinzas resultantes da queima podem então ser dispostas em aterros sanitários."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: BOTÂNICA; DINOSSAURO; A PALAVRA; GENÉTICA; FILOSOFIA; ASTRONOMIA
Próximo Texto: Doença cardíaca pode "pegar" como resfriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.