São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A filtragem da voz

- A filtragem
Utilizando equalizadores profissionais (com 40 canais), os técnicos procuram tirar os ruídos da gravação sem alterar a frequência da voz. Localizam o canal em que o ruído está e o eliminam. Parte da voz também é eliminada.

- A digitalização
Depois de filtrada, a gravação é inserida num programa de computador que a traduz para a linguagem digital. O som se transforma numa partitura musical que pode ser lida por qualquer computador.

- O manuseio
Depois da digitalização, pode-se fazer alterações nos canais, como alterar sua velocidade. Com isso pode-se comparar fonemas de palavras diferentes para se ter certeza de que se trata da mesma voz.

- O mapeamento da voz
Com um aparelho chamado espectrógrafo, consegue-se uma análise da frequência, da intensidade e do tempo do som. O aparelho emite gráficos com essas informações formando um tipo de "impressão digital" da voz. Até a voz do melhor imitador pode ser facilmente identificada.

Texto Anterior: É impossível definir autor do sussurro, diz técnico
Próximo Texto: Gravações são disputadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.