São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Você tem estômago para festejar o Plano Real?

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Pique, pique! Pique, pique! Rá-tim-bum! O governo está festejando o segundo aniversário do Plano Real. Diz ele que devemos comemorar a baixa da inflação, domada à base de sangue, suor e lágrimas.
Ontem, antes de sair para comprar línguas-de-sogra, bexigas e velinhas para colocar no bolo, resolvi dar uma espiada no jornal. E perdi completamente o ânimo de celebrar o Brasil do real.
Descubro que um criminoso tapuia de fama mundial, Darly Alves, não só morou em assentamento do Incra depois de fugir da cadeia, onde cumpria pena pelo assassinato de Chico Mendes, como obteve, no mesmo período, financiamento do Banco da Amazônia. Não é uma bola?
Na Bahia, bombeiros concluíram o resgate dos corpos de operários que desabaram de uma laje a 42 metros de altura.
Parte dos operários mortos teve fim macabro. Caiu sobre cimento fresco e foi soterrada pelos escombros. Os bombeiros só conseguiram chegar até eles depois de o cimento endurecer.
Dias antes do acidente, o mestre-de-obras havia alertado para a falta de segurança do local e fora sumariamente demitido pela empresa que constrói o depósito assassino.
A lista de horrores traz ainda a falta de verba da Saúde para a compra de novos medicamentos para combater a Aids.
O ministro Jatene alega não ter dinheiro nem mesmo para a aquisição de remédios contra a malária, que dirá para bancar o caríssimo tratamento dos doentes de Aids.
Enquanto isso, Amanda Rizental Pinto, ex-diretora da clínica Santa Genoveva -instituição particular sustentada com dinheiro público, onde 99 idosos morreram desde abril por maus-tratos-, manda recado pela sua advogada, dizendo que não se entrega à polícia enquanto a Polinter do Rio não dispuser de colchões. O Jatene sem grana e a Amanda da clínica criminosa querendo colchão. Só rindo.
Como se essa maracutaia toda não bastasse, pesquisa revela que o Brasil é campeão da América Latina em número absoluto de assassinatos. Claro, somos o país mais populoso do continente. Mas superar a Colômbia em violência não deixa de ser um feito e tanto.
Diante de tanta treta, eu pergunto: dá para festejar inflação baixa sabendo que estamos virando os campeões mundiais da cara-de-pau?

Texto Anterior: Atendimento continua ruim, diz usuário
Próximo Texto: Nome aos bois; Transporte próprio; Serjão povão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.