São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laje cai e deixa pelo menos sete feridos

Estrutura tinha 400 m²

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma laje de aproximadamente 400 m² de uma obra para construção da sede da CNC (Confederação Nacional do Comércio), em Brasília, caiu ontem à tarde e deixou pelo menos sete operários feridos.
O desabamento ocorreu por volta das 16h30, quando cerca de 40 homens trabalhavam sobre a laje. Pelo menos três estavam debaixo da estrutura que cedeu.
A hipótese mais provável para o acidente é o rompimento da mangueira hidráulica de um caminhão-bomba, provocando um impacto do "braço" do veículo (peça que lança concreto) na laje.
Ao arrebentar, a mangueira que dá movimento ao "braço" teria provocado a sua queda sobre a estrutura de metal e concreto. Como o concreto estava fresco, ele não teria suportado o peso.
A Via Engenharia é a responsável por essa etapa da construção. Um dos engenheiros dessa firma, José Eustáquio dos Reis, disse que o excesso de concreto seria outra possível causa do acidente.
Segundo Fernando Gontijo, diretor administrativo e financeiro da Via Engenharia, o acidente foi uma "fatalidade".
Uma equipe de técnicos foi enviada ao local do acidente para apurar as causas. A hipótese mais provável, segundo Gontijo, é que tenha havido problema de escoramento da laje que caiu.

Texto Anterior: Obras de corredor são retomadas após 3 anos
Próximo Texto: Para diretor, tubulação não era sob o piso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.