São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de casas surpreende nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A venda de casas novas nos Estados Unidos teve um aumento de 7,5% em maio, o maior registrado nos últimos dez anos, segundo o departamento de Comércio americano.
A aceleração das vendas de casas, acima dos 5,9% de abril, contraria as previsões do mercado financeiro, onde o consenso apontava para uma redução esperada em torno de 3,5%, resultado de juros mais altos nos créditos hipotecários.
O número de casas novas vendidas em maio representa um volume de 828 mil unidades anuais, contra 770 mil no mês anterior.
A última vez em que a venda de casas novas nos EUA superou esse nível foi em abril de 1986, quando o volume chegou a 857 mil unidades anuais.
Entretanto, as taxas de juros hipotecários sobem continuamente desde o início do ano, ainda que permanecendo em níveis considerados moderados. A Federal Home Loan Mortgage, organismo que regulamenta as taxas de juros em créditos do setor, informa que a taxa para um empréstimo de 30 anos se situava em maio em 8,09%, contra 7,03% em janeiro.
O principal avanço das vendas ocorreu no meio-oeste americano, com aumento de vendas de 21,3%, e no sul, onde a alta foi de 10,2%. O indicador sugere atividade ainda aquecida nos EUA, o que pode levar a novas altas de juros por parte do Fed (banco central).

Texto Anterior: Monopólio da Petrobrás subsiste. Até quando?
Próximo Texto: Preservar o SUS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.