São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Programas fazem mágicas com fotos

MARK EDWARD SOYER
DA "PC NOVICE"

Os programas de edição de imagens para "Windows" são originários de programas de pintura como o "PC Paint Plus" e o "Paintbrush", que deram o primeiro gostinho de arte por computador a muitos usuários de PCs.
As coisas avançaram muito, se comparadas às imagens cruas, cartunescas, de apenas 16 cores, que eram produzidas por esses programas pioneiros.
Os programas atuais de edição de fotos continuam a trabalhar com os formatos de arquivo .PCX e .BMP de seus antecessores, mas a semelhança acaba aí.
Os programas de hoje enfatizam a transformação de imagens existentes tanto ou mais do que a criação de imagens originais.
Além disso, oferecem uma grande variedade de métodos para alterar imagens.
Como quase tudo no mundo "Windows", atender os requisitos mínimos para a instalação de um soft de edição de imagens resulta em desempenho lento.
Virtualmente, todos os programas exigem 8 Mbytes de memória RAM. Mas o "PhotoMagic" do "Windows Draw 4.0" cita 6 Mbytes como o mínimo.
Testes realizados com esse programa em um computador com 8 Mbytes de memória mostraram que até mesmo os programas mais simples precisam de 16 Mbytes de RAM para funcionar bem.
É possível que uma máquina 486DX2 de 66 MHz ou mais rápida funcionará bem com esses programas. Uma máquina mais lenta pode causar frustrações.

Leia mais sobre programas para tratamento de imagens na pág. 5-5.

Próximo Texto: Biotecnologia: o software transforma o mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.