São Paulo, quarta-feira, 3 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mamografia é mais eficaz depois dos 50

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Raios X das mamas para detectar câncer é melhor indicado para mulheres acima dos 50 anos, segundo estudo publicado hoje na revista da Associação Médica Americana ("Jama").
Os pesquisadores, da Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA) e do Centro Médico dos Veteranos de San Francisco, revisaram exames de câncer de mama de mais de 28 mil mulheres, realizados durante sete anos.
Segundo os resultados, os raios X (mamografia) detectaram 75% dos cânceres em mulheres na faixa etária dos 40, mas 93% dos tumores em mulheres com mais de 50.
Os cientistas sugerem duas explicações: tumores de mulheres mais jovens podem ser ainda pequenos para serem detectados ou, então, o tecido das mamas, mais denso, pode esconder a doença.
"Isso significa que, para ter a mesma taxa de detecção que nas mulheres mais velhas, as mais novas teriam de fazer o exame a cada seis ou sete meses", disse Karla Kerlikowske, uma das autoras.

Texto Anterior: Brasil e Rússia: semelhanças e diferenças
Próximo Texto: Governo russo nega morte de Ieltsin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.