São Paulo, sexta-feira, 5 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

27º Festival de Inverno aposta na música popular

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O festival de música erudita mais famoso do país põe as manguinhas de fora e assume: quer ser pop. O objetivo agora é agarrar o público jovem que na temporada de inverno peregrina às montanhas.
A estratégia é simples: música grátis, ritmos dançantes e programa eclético.
Com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o evento, que vai até o próximo dia 28 de julho, inaugura amanhã a sua 27ª edição.
O maestro Eleazar de Carvalho, recuperado de problemas de saúde, abre a temporada como faz tradicionalmente. Neste ano, a homenagem vai para o centenário de Carlos Gomes.
Desde 94, o festival aposta no contemporâneo. Em 95, por causa das possibilidades de intercâmbio do Mercosul, privilegiou-se a música latino-americana.
"O festival é de música erudita, a inclusão do popular é nossa intenção para atrair o público jovem e estimular o gosto pela música clássica", diz o secretário de Cultura do Estado, Marcos Mendonça, que organiza o evento.
O ímpeto de integração latina se reforça em 96, com a escalação de um time que reúne desde a salsa cubana até o batuque de tambores de Trinidad Tobago.
"A idéia é reforçar o Mercosul contribuindo para a troca cultural entre os países latino-americanos", disse o secretário.
As atrações
As musas do festival são a soprano italiana Aprille Millo, especialista em interpretar papéis nas óperas de Verdi, e a também soprano negra Harolyn Blackwell.
O experimentalismo dá o tom de algumas atrações. O Editus, da Costa Rica, coloca quase tudo que encontrou no índice da música latino-americana em seu trio de violino, guitarra e percussão.
Também Atílio Stampone vem mostrar suas experiências. O argentino traduz o tango para uma formação sinfônica, com cordas, piano e guitarra elétrica.
Desembarcam também os membros da Orquestra Jovem de Metais de Salford, da Inglaterra. Reúne jovens regentes intérpretes e deve causar sensação entre os bolsistas brasileiros.
O Irakerê, grupo cubano, também reúne estudantes e explora desde a salsa até o rock. I Solisti Italiani são conhecidos por interpretar peças do barroco com uma formação basicamente apoiada em cordas.
Estão ainda no elenco algumas incógnitas, como a Camerata Latino Americana da Costa Rica e a Perotrin Invaders Steel Orchestra, de Trinidad Tobago, banda carnavalesca que já ensinou até a Banda da Força Aérea da marinha americana a tocar tambores de óleo.
Entre os brasileiros, os destaques são o multiinstrumentista Hermeto Pascoal e a pianista de jazz Eliane Elias.

Texto Anterior: "Íntimo" expõe TV em cor-de-rosa
Próximo Texto: Superlotação prejudica congresso em Barcelona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.