São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercado chega ao Universo Online

Grupo Pão de Açúcar inaugura serviço pioneiro

DO UNIVERSO ONLINE

Inaugurado há uma semana no Universo Online, o serviço de compras do Grupo Pão de Açúcar tem registrado em média 7.139 "hits" (consultas) por dia. O "site" é pioneiro no país no setor de compras em supermercados.
Permite ao usuário escolher e pedir os produtos a qualquer hora do dia, da noite ou até da madrugada.
O catálogo na tela contempla desde os triviais café, pão e leite até iguarias mais sofisticadas, como caviar espanhol e o champanhe francês Veuve Cliquot. Além de chuveiros, parafusos e dezenas de utensílios domésticos.
A compra on line, pelo computador, amplia o conforto já oferecido anteriormente pelo sistema "Delivery" do Pão de Açúcar, que desde o ano passado entrega a domicílio os pedidos feitos por telefone, fax e CD-ROM.
Por meio do Universo Online (http://www.uol.com.br) clicando-se o ícone "Pão de Açúcar", o usuário da Internet tem à disposição uma lista com mais de 4.500 produtos, divididos em 70 categorias (alimentação, higiene, limpeza, utilidades domésticas etc) com seus respectivos preços.
Pode-se navegar pelas gôndolas virtuais demoradamente, escolher a marca e a quantidade do produto, e saber a cada item escolhido o preço total da compra, registrado automaticamente no alto da tela.
O software para a compra on line, desenvolvido a partir de pesquisas em 12 shoppings dos Estados Unidos, também conta com sistema de busca por palavra para agilizar a compra.
Se o usuário quer sucrilhos, por exemplo, não precisa percorrer a longa lista de produtos matinais até chegar na letra "s". Clicando-se o ícone "Pesquisa" no "site" do Pão de Açúcar, aparecem a tela todos os produtos, de todos os preços e marcas disponíveis que contêm a palavra-chave.
Depois de feito o pedido na tela do computador, em casa ou no local trabalho, as compras são entregues em até 24 horas, em todos os bairros da cidade de São Paulo (do CEP 01000-000 até 05999-999) e também em Alphaville.
"Se você considerar que está pedindo pela Internet e chega em menos de um dia, é bem rápido", observa o estudante Célio José Busatto, 12, morador do bairro Bela Vista e um dos jovens consumidores do novo serviço.
Para João Paulo Diniz, 32, diretor de desenvolvimento de novos negócios do Grupo Pão de Açúcar, a compra virtual é uma alternativa para as pessoas que não gostam ou não têm tempo de ir até o supermercado, mas que não abrem mão de escolher cada um dos produtos de que necessitam.
Ao perfil dos clientes em potencial para a compra on line, a diretora de marketing da rede, Ana Maria Diniz, 34, acrescenta os descasados e os desorganizados.
"Estamos contentes em poder facilitar a vida das pessoas com esse serviço exclusivo", afirma o diretor-executivo do Universo Online, Caio Túlio Costa, 41.
A rede Pão de Açúcar tem 219 lojas, em 13 Estados. Em São Paulo, tem cerca de 50 mil clientes cadastrados no sistema "Delivery".
Segundo João Paulo Diniz, o valor médio dos pedidos para entrega a domicílio (feitos por telefone, fax, CD-ROM e agora pela Internet) é alto, em torno de R$ 250.
"Estamos pegando carona no interesse das pessoas pela Internet, que tem crescido muito", afirma o diretor do grupo.
"A rede está apostando muito na modernidade da compra interativa", diz Ana Maria Diniz. "Nos Estados Unidos, 40% dos supermercados já oferecem a compra por fax ou telefone."

Texto Anterior: Morte de PC continua envolta em mistério
Próximo Texto: 'É rápido e sai tudo somado', diz usuária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.