São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Pessoas esquecem diferenças'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Arlene Rinaldi é a "rainha" das boas maneiras na Internet. Um documento de sua autoria, "The Net: User Guidelines and Netiquette", é tão famoso e citado na rede que já foi traduzido para várias línguas, entre elas alemão, italiano, espanhol e português (de Portugal).
Rinaldi é a maior especialista em Internet da Florida Atlantic University, onde dá cursos sobre a rede e treina usuários.
O endereço de sua página na Internet é http://www.fau.edu/rinaldi/arlene.html . Abaixo, trechos de entrevista concedida à Folha através de e-mail:

*
Folha - Qual o principal problema relacionado à "netiqueta" que os usuários da Internet enfrentam?
Arlene Rinaldi - As pessoas tendem a esquecer que estão lidando com uma comunidade mundial e fazem referências a lugares, eventos e fatos culturais que outras pessoas, de países e continentes diferentes, não entendem.
Folha - A sra. acha que a maneira como as pessoas trabalham na Internet reflete a cultura delas? Em outras palavras, existe uma maneira norte-americana, uma maneira japonesa ou uma maneira brasileira de lidar com a Internet?
Rinaldi - Não. A Internet transcende a cultura global: as regras são as mesmas em todo o mundo.
Folha - A sra., que se comunica com pessoas de muitos países, não observa diferenças significativas?
Rinaldi - Vejo poucas ou nenhuma diferença. Às vezes recebo, digamos, uma mensagem via correio eletrônico em italiano e isso me obriga a enviar uma mensagem para alguém que conheço, na Itália, que fala italiano e me traduz a mensagem para o inglês. Isso é realmente interessante.
Folha - A sra. acha bom haver uma uniformidade de regras?
Rinaldi - Sim. Veja o caso das regras de direção. São praticamente as mesmas em todo o mundo. Se você quebra as regras, você pode perder a sua carteira de motorista por estar colocando a vida de outras pessoas em perigo. Na Internet, é a mesma coisa.
Folha - A sra. vê contradição entre a idéia de que a Internet é um espaço totalmente livre e democrático, e a necessidade de estabelecer regras de etiqueta na rede?
Rinaldi - Não. As regras servem apenas para ajudar as pessoas a se comunicarem. Todo mundo tem o direito de segui-las ou não. Mas nada na vida é "totalmente livre". O espaço é democrático, mas se alguém escreve algo que enfurece a comunidade da Internet, a comunidade pode retaliar, entupindo o sistema da pessoa que "abusou".

Texto Anterior: Cientistas divergem sobre costumes
Próximo Texto: Rede surgiu há 3 décadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.