São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus provocou 18% dos casos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP revelou que o rotavírus foi o principal responsável pelos casos de diarréia aguda que chegaram ao pronto-socorro infantil durante todo o ano de 1995.
O vírus foi encontrado nas fezes de 18% das crianças que procuraram o pronto-socorro por um quadro de diarréia. O Instituto Adolfo Lutz usou testes do tipo Elisa e microscopia eletrônica para localizar o vírus nas fezes.
Segundo Ana Maria de Ulhôa Escobar, o rotavírus é o principal agente causador de diarréias em países do Primeiro Mundo e em áreas desenvolvidas de grandes cidades do Brasil.
Nas áreas em que as condições de higiene são mais precárias, as bactérias predominam como principais causadores de diarréia.
Nesses casos, a transmissão da diarréia acontece por via fecal-oral (mãos mal-lavadas ou água e alimentos contaminados). A diarréia causada por bactérias é mais comum no verão.
As infecções causadas pelo rotavírus têm dois picos. No inverno, predominam as infecções transmitidas pelo contágio respiratório. No verão, a forma de contaminação preferencial também é fecal-oral.
No estudo da USP, o segundo principal agente causador das diarréias em crianças foi a bactéria E. coli enteropatogênica. Em 30% dos casos, não foi possível localizar o agente causador.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre a diarréia pelo rotavírus
Próximo Texto: Estado não teve surto em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.