São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado não teve surto em 96

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Apesar do número elevado de casos de diarréia aguda entre crianças no começo desse inverno em São Paulo, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo não tem nenhum registro de surto pelo rotavírus neste ano.
O CVE possui registro de 13 surtos de diarréia durante o ano de 96. Em nenhum deles foi localizado o rotavírus. Alguns dos surtos ainda estão sendo investigados.
O último surto identificado como tendo sido causado pelo rotavírus aconteceu na região do Embu, em maio de 95.
Luciana Halpern Lerner, médica sanitarista do CVE, explica que a falta de registro não significa, obrigatoriamente, que não houve um novo surto pelo rotavírus.
Como a doença diarréica não é de notificação obrigatória caso a caso, pode ocorrer uma subnotificação em vários centros.
Desde 1991 (época do surto do cólera), a Secretaria de Saúde coordena um trabalho de monitorização de surtos de diarréia. Assim, toda vez que um posto de saúde ou hospital percebe um aumento sensível no número de casos, ele deve notificar a secretaria.
O Ministério da Saúde tem uma projeto semelhante que está sendo implantado no país desde 94.
Uma investigação é iniciada para se localizar os prováveis focos do surto (escola, creche ou bairro) e identificar o agente causador. Nem sempre existem recursos técnicos e financeiros necessários para esse tipo de procedimento.
(JB)

Texto Anterior: Vírus provocou 18% dos casos
Próximo Texto: Garoto ficou internado por causa de infecção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.