São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Basquete anuncia a 'guerra das musas'

Atletas querem quebrar 'hegemonia' do vôlei

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de medalhas, dois grupos de mulheres brasileiras vão disputar em Atlanta um outro título: o de musas da Olimpíada.
Esse título sempre pertenceu às chamadas "meninas do vôlei", mas este ano as "meninas do basquete" querem a medalha de ouro.
"Não vejo motivo para as jogadoras de vôlei serem tachadas de musas e nós, do basquete, de horrorosas", reclama Paula, armadora e cérebro da seleção.
"Não tem nenhuma Sharon Stone ou Brooke Shields lá no vôlei. Quando você vai ver cara a cara, nenhuma parece musa. Elas só têm mais chances do que nós de mostrar o corpo. As meninas do basquete, bem arrumadas, estão no mesmo nível", acrescenta Paula.
Em ensaio realizado pela Folha, Paula posou de short, sem camisa, para o fotógrafo de moda André Schiliró. Diz que nunca aparecera tão à vontade. "A princípio, fiquei temerosa. Depois, gostei."
Ensaio sensual
A convite do jornal, Schiliró também retratou outras nove atletas que vão a Atlanta, mostrando aspectos da sensualidade delas.
Foram fotografadas, entre outras, uma judoca (Danielle Zangrando), uma tenista (Vanessa Menga), duas jogadoras de vôlei de praia (Adriana e Mônica), uma pioneira do salto triplo (Maria Aparecida) e a pivô Alessandra, também da seleção de basquete.
"Não sei por que só se fala das meninas do vôlei e não se fala das meninas bonitas do basquete e de outros esportes. Isso é injusto", queixa-se Alessandra, que posou de forma ousada, sem camisa e com o short parcialmente arriado.
A atacante Ida, uma das "musas do vôlei", diz que há beleza em outros esportes. "Se o Brasil tivesse nadadoras de destaque, com certeza haveria as musas da natação."
Sunguinha e shortão
Ida acha difícil as colegas do basquete conquistarem o posto. "O basquete é muito bruto, tem muito contato físico."
Paula retruca: "As jogadoras de vôlei chamam a atenção porque jogam de shortinho cavado. Não dá no basquete. Temos que jogar com um shortão nada atraente".
Ida até concorda. "A sunga que usamos é bem feminina. Somos muito vaidosas. Uma puxa a sunga no meio do jogo, a outra arruma o cabelo. Não pode faltar um espelho no vestiário", diz.

VEJA as demais fotos do ensaio de André Schiliró às págs. 6 e 7

Próximo Texto: Juninho foi a redenção do velho Lobo Zagallo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.