São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Flats voltam a atrair os investidores

RODRIGO AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a queda das taxas de juros, que torna menos atrativas as aplicações financeiras, o mercado de flats está ganhando novo fôlego.
O aluguel de um apartamento em um imóvel desse tipo rende cerca de 1% ao mês e pode não estar incluído na Lei do Inquilinato, que rege as locações tradicionais.
Segundo Shirley Sorvilo, proprietária da imobiliária Olivver, o rendimento pode chegar a 1,7% do valor do imóvel, dependendo da qualidade do flat e sua localização.
Para Álvaro Augusto da Fonseca, diretor do Secovi-SP (sindicato de imobiliárias e construtoras) e da administradora Parthenon, o rendimento é de 10% ao ano.
"Mas é uma aplicação segura e cujo rendimento é melhor do que o da caderneta de poupança."
Flutuações
O mercado de flats reage de acordo com os humores da economia.
Seu principal público é formado por profissionais em trânsito, que vivem em uma cidade temporariamente em virtude de seu trabalho.
Economia aquecida significa mais pessoas tratando de negócios em outras cidades -potencialmente, mais clientes para os flats.
"Muitos executivos foram dispensados, e tivemos de adequar nossos preços para não perder público", diz José Carlos Bizarro Filho, vice-presidente da administradora Residence.
Mas, na medida que a economia se recupera, os lançamentos estão reaparecendo. A incorporadora Jorge's, por exemplo, vai lançar um novo flat em agosto, nos Jardins (região central de São Paulo).
Em abril, a empresa lançou o "The Flat", também nos Jardins, que foi totalmente vendido em 15 dias, segundo Antônio Carlos Jorge, dono da incorporadora.
Também no segundo semestre, a construtora PBR vai lançar um prédio de flats na zona leste de São Paulo -o edifício "Porto Seguro", que fica no bairro do Tatuapé.

Próximo Texto: Rendimento mensal chega a mais de 1%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.