São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é pêndulo de Foucault?

Fátima R. Pinto, 26, estudante, São Paulo (SP)
Rogério Trajano da Costa, do Instituto de Física de São Carlos responde:
"Considere um pêndulo oscilando no pólo Norte da Terra. Como o seu plano de oscilação é fixo em relação às estrelas, um observador terrestre verá esse plano girar no sentido horário (contrário à rotação da Terra), dando uma volta a cada 24 horas.
"Essa velocidade de rotação é proporcional ao seno da latitude do local da experiência: é, portanto, máxima no pólo e nula no Equador (no hemisfério Sul a rotação ocorre no sentido oposto).
"Em Paris, por exemplo, o período de rotação é de 32 horas. Foi nessa cidade que Jean-Bernard Léon Foucault (1819-1868), em 1851, deu início à primeira experiência desse tipo, ao usar uma esfera de ferro de 28 kg suspensa num arame de 67 m de comprimento sob a cúpula do Panthéon.
"Foi verificado que, à medida que o tempo passava, o plano de oscilação do pêndulo girava em relação às paredes do edifício, constituindo a primeira prova da rotação da Terra obtida num laboratório. Naturalmente, nessa época a rotação do nosso planeta já tinha sido comprovada por meio de cálculos e observações astronômicas."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Cientistas estudam papel de micorrizos
Próximo Texto: A biologização do social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.