São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
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Serviço de "delivery" chega à Internet

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Compras eletrônicas pela Internet no Brasil ainda estão engatinhando. A maioria oferece serviço de consulta, mas o consumidor precisa telefonar para se cadastrar ou fazer seu pedido.
Para quem quer se livrar da viagem ao supermercado para as compras do mês, o Pão de Açúcar oferece compras on line. Ao digitar na Internet o endereço http://www.uol.com.br, o cliente entra no Universo Online e faz supermercado no Pão de Açúcar.
A lista contém 4.500 itens. O cliente pode escolher de roupas na gôndola de vestuário a queijos na seção de laticínios.
A taxa de entrega é R$ 9,30. Se a compra for efetuada até as 22h, o pedido é entregue no dia seguinte. O pagamento é feito no ato da entrega, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito.
Se quiser fazer pedidos de bolos, tortas e doces, digite na Internet http://www.ams.com.br/brunella/.
Todos os bolos têm fotos e preço, mas o pedido é feito via correio eletrônico.
Isso significa que o cliente precisa escrever seu pedido, deixar um número de telefone para contato ou, então, esperar a resposta por correio eletrônico. Essa última alternativa é a menos prática.
No endereço do Ponto Frio http://www.pontofrio.com.br, o cliente pode apenas consultar a lista e verificar as ofertas da semana.
Caso queira fazer um pedido, terá que usar o telefone para contatar as cidades que fazem entrega.
Segundo recomendações da página da empresa, é preciso ter em mãos o número de CPF, comprovante de renda e número do cartão de crédito. Assim, fica mais rápido o contato telefônico.
O endereço das Lojas Americanas (http://www.lasa.com.br) avisa que o cliente precisa fazer uma ligação telefônica gratuita (0800 22-2324) e pedir uma senha.
Ao fazer a ligação, a atendente informou à Folha que o cliente tinha que criar sua senha.
O prazo para entrega da lista de produtos das Lojas Americanas é de 30 dias.
Pelo endereço http://www.blumenhaus.com.br, é possível encomendar flores. Uma das desvantagens pode ser o preço da entrega, que, em alguns casos, chega a ser três vezes mais que o preço de um arranjo.
Os endereços de compras via Internet que pedem ao consumidor para fazer uma ligação telefônica para confirmar dados, antes de fazer o pedido, são pouco práticos.
O ideal, aconselham especialistas, são endereços em que o consumidor pode fazer suas compras on line, e, no máximo, receber um telefonema para confirmar o pedido.

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