São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como confeccionar uniformes profissionais?

Maria Luiza Alves Pallerosi (São Paulo, SP)

Para montar uma empresa de uniformes profissionais, é preciso fazer um levantamento do potencial de mercado e da concorrência. Só assim é viável identificar as chances desse empreendimento.
A pesquisa deve ter o número de empregados dos estabelecimentos produtores de bens e serviços. Definido o público-alvo, o empresário deve montar um mostruário para levar aos clientes.
Para que o negócio prospere, o empreendedor deve usar tecidos e cortes certos para cada atividade.
Se for uniforme doméstico, por exemplo, boa aparência é indispensável. Para quem lida com materiais inflamáveis ou corrosivos, segurança é o mais importante.
O maior risco nesse tipo de negócio está na perda de clientes em função de atrasos na entrega dos pedidos -causados pela falta de matéria-prima ou máquinas.
A escolha das máquinas com que se vai operar também é fundamental para evitar gastos excessivos de manutenção, o que implicaria em aumento de custos.
Os equipamentos básicos para montar o empreendimento são: duas máquinas de costura retas, duas máquinas de overloque, uma caseadeira, uma máquina de pregar botão, uma bancada para corte e modelagem, cadeiras, prateleiras, mesas e arquivo.
Para operar, a empresa precisará de sete funcionários -quatro costureiras (uma delas seria também cortadeira), uma auxiliar de costura, uma recepcionista e um vendedor externo comissionado.
Para abertura de uma microempresa mercantil é necessário ter registros nos seguintes órgãos: junta comercial, secretaria da Fazenda e prefeitura, além de alvará de funcionamento, registro no INSS, confecção de talão de notas fiscais e registro no sindicato. É preciso verificar a lei do zoneamento.

Onde encontrar - Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial): al. Barros, 910, São Paulo, SP, (011) 826-7930 ou 826-3103; Senai "Engenheiro Adriano José Marchini"/Centro de Formação Profissional para Indústria de Confecção: r. Anhaia, 1.321, São Paulo, SP, (011) 221-6729; Sebrae-SP: (011) 279-6877.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: ESTANTE
Próximo Texto: Empresas incrementam o 'delivery'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.