São Paulo, domingo, 7 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Audi A3 traz conforto e velocidade

Segurança é ponto forte

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL À EUROPA

A alemã Audi, que pertence ao grupo Volkswagen, entrou com o pé direito no competitivo mercado dos modelos compactos.
Primeiro modelo pequeno da marca, o A3 chega ao mercado europeu em setembro. No Brasil, as vendas da versão 1.8 começam em novembro -o preço estimado é de US$ 35 mil.
Em janeiro, será a vez da 1.8 T, com turbo -a montadora tem planos de fabricar o A3 no país.
O A3 surpreende pelo acabamento de luxo, bom desempenho e itens de segurança incorporados.
A plataforma é a mesma do "irmão" Golf (VW), mas as linhas externas são mais agressivas.
Como trunfo para enfrentar a concorrência, o A3 possui nível de sofisticação de modelos Audi mais luxuosos, como o sedã A4.
O aspecto "musculoso" do design vira realidade ao ligar o carro. O novo motor de 20 válvulas -150 cavalos na versão turbo e 125 na aspirada- garante uma performance surpreendente.
Avaliação
A Folha avaliou os modelos 1.8 e 1.8 T com câmbio mecânico, em Luxemburgo -há versões 1.6, a diesel e com câmbio automático.
Em ambos, o torque (força do motor) é alto, mesmo em baixas rotações. Carros equipados com turbo tendem a ser fracos em baixa rotação (antes de o equipamento entrar em funcionamento), o que realmente não acontece com o A3.
Com respostas rápidas em acelerações e retomadas, é preciso conter a empolgação. Segundo a Audi, a velocidade máxima do 1.8 aspirado é de 202 km/h. O turbo alcança 217 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
Segurança não falta: há airbags para motorista e passageiro da frente (bolsas de ar que se inflam em caso de colisão), freios com ABS (antitravamento) e controle de tração -atua quando uma das rodas gira em falso, transferindo a tração para a roda livre.

O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou à Alemanha, Áustria e Luxemburgo a convite da Audi

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: S10 com novo motor recebe injeção de força
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.