São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Sivam não vai funcionar'

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Sivam ganhou ontem um crítico de peso, que acha que o seu monitoramento ambiental "simplesmente não vai funcionar". A crítica foi feita por um dos maiores especialistas brasileiros no tema, Gilberto Câmara Neto, chefe da Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A crítica é ainda mais irônica porque a empresa americana Raytheon, contratada para desenvolver o sistema, reconhece que o trabalho do Inpe é essencial na área ambiental.
Segundo a Raytheon, o Inpe "será o provedor do programa de gerenciamento de informações geográficas do sistema. O software Spring, do Inpe, será a plataforma básica para o desenvolvimento dos aplicativos que envolvem este tipo de informações". Câmara coordenou a equipe que desenvolveu esse software.
Comentando as aplicações propostas pelo Sivam, ele diz que elas "refletem muito mais um elenco de desejos colhidos de forma não-sistemática junto a instituições que trabalham na Amazônia do que um conjunto consolidado de requisitos". A palestra de Câmara está na Internet em http://www.inpe.br/inpe/dpi/sbpc.html.

Texto Anterior: Mortalidade materna cresceu na capital
Próximo Texto: Estado de rodovias é ruim, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.