São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme mostra drag queen dos anos 60

ADRIANE GRAU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O filme "Stonewall", do diretor britânico Nigel Finch, recria com muita música e bom humor a vida de seis gays em Nova York no verão de 1969.
Todos eles se envolvem no que ficou conhecido como o levante de Stonewall, pontapé inicial da luta pelos direitos civis dos gays nos Estados Unidos e que deu origem ao Dia do Orgulho Gay, comemorado em 30 de junho.
O jovem Matty Dean (Frederick Weller) chega a Nova York, escapando de monotonia da vida no interior.
Por acaso, Matty Dean encontra a drag queen de origem porto-riquenha La Miranda (Guillermo Diaz), toda arrumada e a caminho do Stonewall Inn com as suas amigas.
Romance
Os dois acabam iniciando o romance numa cela de prisão após uma violenta intervenção policial no bar gerenciado pela drag Bostonia (Duane Outee).
Bostonia é quem forma o outro par romântico do filme, com o mafioso Skinny Vinnie (Bruce MacVittie).
A perambulação de Matty Dean entre o mundo subversivo do Greenwich Village e as reuniões da Mattachine Society, onde encontra o conservador Ethan (Brendan Corbalis), é o pano de fundo para o público entender como era a vida dos gays há quase 30 anos, quando o verão de paz e amor livre só valia para os heterossexuais.
Entre uma cena e outra, um trio de drag queens dubla músicas alegres de grupos como The Butterflies e The Shangri-Las, que indicam o que vai acontecer em seguida.
O roteiro de "Stonewall" foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Martin Duberman.
O filme chega ao Brasil no segundo semestre deste ano, após ter sido exibido no Rio Cine do ano passado.
(AG)

Texto Anterior: Roteiro mistura ficção e realidade
Próximo Texto: Cilada; Pretty Baby
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.