São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Badi Assad faz "prévia" de novo CD

ANA CRISTINA PORCELLI PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A cantora, violonista e compositora brasileira Badi Assad faz show, de hoje a domingo, na casa de espetáculos Supremo Musical.
Considerada pelos críticos da revista norte-americana "Guitar Player" um dos dez jovens destaques de 1994, Badi vem ao Brasil para fazer uma prévia de seu terceiro CD.
As gravações começam em setembro, e o lançamento está previsto para o começo do ano que vem.
As músicas de seus dois primeiros CDs, "Badi Assad Solo", inédito no Brasil, e "Rhythms", gravado em Nova York, na St. Peter's Episcopal Church, também fazem parte do programa do show.
Instrumentos
Badi, que se apresenta sozinha, mostra um estilo bastante particular ao mesclar voz, violão e percussão.
Seu show é recheado de sons exóticos e efeitos vocais, resultantes das experimentações e pesquisas que a artista realiza.
Não só a voz, mas também as bochechas, o nariz, o pescoço e outras partes do corpo de Badi se transformam em instrumentos musicais junto a materiais comuns, como a madeira de seu violão.
Badi iniciou sua carreira fora do Brasil depois de assinar um contrato de três discos com a gravadora norte-americana Chesky Records. As turnês internacionais, principalmente pelos Estados Unidos e Europa, vieram em seguida.
Dessas apresentações, destacam-se suas participações no Festival de Córdoba, com Baden Powell, e em Israel, com os irmãos Sérgio e Odair, do Duo Assad, que vivem na França.
Música e Letra
Diferentemente do que acontece com a maioria dos artistas brasileiros que se apresentam no exterior, a platéia que assiste aos shows de Badi Assad é composta, na sua maioria, por pessoas do próprio país, e não apenas por brasileiros.
A barreira da língua, segundo Badi, não é um problema, pois "o público se identifica com a carga emocional do show, que é muito grande". "Raramente há a necessidade de explicar antes do que fala a letra de determinada música", diz.
Na curta temporada que fará no Supremo Musical, Badi escolheu mostrar menos músicas instrumentais e mais canções cujas letras precisem ser "sacadas".
É uma oportunidade para ouvir novas versões de músicas de Milton Nascimento, Chico César e Sérgio Assad, como "Ponta da Areia", "À Primeira Vista" e "Farewell", entre outras, antes que a artista siga para Venezuela, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.
A partir de setembro, Badi promete desenvolver um trabalho mais popular e próximo do público brasileiro.
(ACPP)

Show: Badi Assad
Onde: Supremo Musical (r. Oscar Freire, 1.000, tel. 852-0950)
Quando: de hoje ao dia 14; qui, às 22h, sex e sáb, às 21h30 e à 0h, e dom, às 20h30
Quanto: R$ 20

Texto Anterior: Marília Pêra interpreta a genialidade de Maria Callas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.