São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impressões

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Em menos de um dia, Adib Jatene desceu de herói a vilão. E não sozinho: Fernando Henrique chegou a ser comparado ontem a um suicida que atenta contra o próprio Plano Real e merece acompanhamento psicológico.
Na reação imediata da Globo, "especialistas dizem" que o imposto da saúde vai provocar inflação, vai afugentar o investimento estrangeiro, vai elevar os juros dos empréstimos e vai reduzir o rendimento dos aplicadores.
Depois, mudou, até aceitou que "em três meses" o governo acha uma saída contra a inflação -mas ficou a impressão. Em menos de um dia, Adib Jatene desceu de herói a besta do apocalipse.
Uma unanimidade nacional, da CBN à Manchete. Da manchete da Record:
- Bancos, comércio, a população em geral desaprova a criação da CPMF.
"População em geral" que é sinônimo, no caso, de três ou quatro entrevistas na rua. As mesmas três ou quatro entrevistas que permitiram à CNT dizer que "não agradou aos assalariados".
Mas então Inocêncio Oliveira estava certo, em sua oposição "doutrinária" ao imposto da saúde. Pois não foi diferente a oposição expressa ontem pelo economista petista Paulo Nogueira Batista Jr., ouvido, claro, na CNT.
Mesmo diante da "unanimidade" -expressão usada ontem na televisão- uma outra impressão não desapareceu, o dia todo: a de que, não fosse o imposto da saúde, nada seria feito pela mesma.
Neste e em outro governo.
*
Nada como tempo para distorcer a realidade.
Ontem na Record, um comentário raivoso, de um analista regular descrito como cientista político, vinculou a chacina dos sem-terra às invasões dos mesmos. Chegou perto da ameaça.
Ninguém pagou, nem governador tucano, nem policiais, e a responsabilidade pelas mortes já é dos mortos.

Texto Anterior: 'O Brasil está parado', afirma Maluf
Próximo Texto: Secretário e segurança de PC voltam a depor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.