São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garimpeiros vão pedir 'CPI da Vale'

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SERRA PELADA

Líderes de garimpeiros esperam reunir mais de 10 mil pessoas em Serra Pelada para pedir às comissões da Câmara Federal e do Senado, que estarão hoje no garimpo, uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a disputa da área.
Os garimpeiros querem a intervenção dos parlamentares na disputa que travam com a Companhia Vale do Rio Doce pela posse da área e exploração do ouro.
A Vale, que se diz detentora dos direitos minerários, criou um programa de remanejamento para levar os garimpeiros para Curionópolis, onde receberiam uma casa popular e poderiam ser empregados no projeto Ouro Serra Leste.
Quem preferir outra cidade pode receber uma indenização de R$ 6.000 para deixar Serra Pelada.
"Nós não vamos aceitar essa esmola da Vale. Queremos o nosso ouro", diz o garimpeiro Raimundo Souza Sales, 40, há 13 anos em Serra Pelada.
O grupo de garimpeiros que quer expulsar a estatal da área mantém interditadas 13 sondas da Vale desde o dia 3 de maio.
Outro grupo defende negociar com a Vale, desde que a oferta da empresa aumente. Líderes não descartam a realização de um plebiscito entre os garimpeiros para unificar as reivindicações.

Texto Anterior: Agentes da PF estão 'em férias' em Maceió
Próximo Texto: Impressões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.