São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gasto em ciência vai dobrar, diz ministro

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, disse ontem na reunião da SBPC que o objetivo do governo é elevar para 1,5% do PIB os investimentos com pesquisa no país. "Historicamente", segundo o ministro, o país destina 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor.
Vargas disse que esse objetivo deve ser alcançado "no longo prazo". A meta foi definida no Plano Plurianual de Atividades (PPA) do governo Fernando Henrique Cardoso. O PPA estabelece metas de desenvolvimento para o período que vai de 1996 a 1999.
Segundo o ministro, o aumento do investimento em ciência e tecnologia deve contar com o auxílio da iniciativa privada.
O ojetivo do PPA é fazer com que a participação do setor privado nos investimentos passe dos atuais 18% do PIB para cerca de 37%.
Vargas disse que "é um paradoxo" o fato de que o PIB brasileiro possa ter aumentado 12,6 vezes nos últimos 50 anos investindo proporcionalmente quatro vezes menos em ciência e tecnologia do que os países industrializados.
Segundo o ministro, o setor público (governo federal, Estados e as empresas estatais) responde por cerca de 82% do gasto total do país em ciência e tecnologia.

Texto Anterior: Cesta básica é dieta de fome, diz estudo
Próximo Texto: Nordeste adota 'supletivo para criança'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.