São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste detecta HIV em 90 dias

JAIRO BOUER
DO ENVIADO ESPECIAL

Nos três primeiros meses da infecção a presença do HIV pode ser detectada por meio de um teste chamado Western Blot -que tem maior sensibilidade para revelar os anticorpos contra o vírus.
O teste pode indicar resultado positivo com níveis mais baixos de anticorpos. Isto é, mais precocemente do que os demais exames.
O teste Elisa -usado normalmente para o diagnóstico da infecção pelo vírus HIV- pode dar um resultado negativo nas primeiras semanas depois da infecção.
O Elisa indica a presença de anticorpos contra o vírus. Esses anticorpos, produzidos por certas células de defesa do organismo (chamadas linfócitos B), podem levar de duas semanas a três meses para atingir níveis que sejam detectados pelo exame.
Outro método possível de detecção do HIV é pesquisar diretamente o vírus no sangue, através da dosagem do seu RNA (material genético).
Esse método é o que indica com maior precisão e mais rapidamente a existência da infecção (no prazo de até dois dias).
É o mesmo teste que vai ser usado ao longo de todo o tratamento com os inibidores da protease para verificar como está o controle da quantidade de vírus.
A dosagem do RNA ainda não é feita no Brasil de maneira rotineira. O laboratório Fleury, por exemplo, manda o sangue para a Califórnia (EUA). O Lavoisier manda o teste para a Mayo Clinic, na Flórida. O resultado chega no Brasil em cerca de uma semana.
(JB)

Texto Anterior: Terapia consegue erradicar o vírus HIV
Próximo Texto: Brasileiros protestam contra preços de remédios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.