São Paulo, sexta-feira, 12 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atentado em ônibus fere cinco no centro de Moscou

JAIME SPITZCOVSKY
ENVIADO ESPECIAL A MOSCOU

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, com a explosão de uma bomba ontem num trólebus no centro de Moscou. Ninguém assumiu a autoria do atentado, o segundo na capital russa em um mês.
A explosão ocorreu na praça Púchkin, a 1 km da praça Vermelha. O trólebus número 12, antes da explosão, passou em frente à Duma e ao Conselho da Federação (as câmaras do Parlamento russo). Por volta das 9h (2h de Brasília), um passageiro notou que uma sacola de pano estava abandonada e entregou-a ao motorista.
Alexander Koktev, 38, abria a sacola quando a bomba-relógio, acionada 13 minutos antes, explodiu. O motorista ficou gravemente ferido, com queimaduras.
O general da reserva Alexander Lebed, homem-forte do Kremlin nas áreas militar e de segurança, disse ontem que pretende implantar medidas contra o terrorismo.
No dia 11 de junho, um atentado a bomba matou quatro pessoas e feriu 12 no metrô moscovita. Ninguém assumiu a autoria.
Circulam rumores sobre a possível participação dos separatistas da Tchetchênia nos dois ataques.
Ontem, na Tchetchênia, o general russo Nicolai Skripnik foi morto quando o veículo blindado em que viajava bateu numa mina perto da cidade de Gekhi.
Após o incidente, o general Vladimir Chamanov, vice-comandante das tropas russas na região, disse que "todos os focos de resistência serão destruídos".
Logo após a explosão no metrô, o prefeito de Moscou, Iuri Lujkov, já havia levantado a tese do envolvimento dos tchetchenos.
Na época do ataque, o presidente Boris Ieltsin havia sugerido que seus adversários neocomunistas na eleição, com medo da derrota, buscavam desestabilizar o país.

Texto Anterior: Enfraquecido, Bertha chega hoje à Costa Leste dos EUA
Próximo Texto: Terapia consegue erradicar o vírus HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.