São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Por que Bush perdeu
NELSON DE SÁ
- O que vale mesmo é a pesquisa do dia 3 de outubro. E aquela: - As pesquisas são apenas a fotografia do instante. E aquela, talvez a melhor: - As pesquisas, agora, têm um vaivém... um sobe-desce... está tudo muito fluido. As reações de José Serra, na Bandeirantes, não poderiam ser mais reveladoras. Vai mal a campanha de maior interesse do governo real. Campanha que, a bem da verdade, nem existe. Serra e demais tucanos vêem o esforço de Erundina, Rossi, Pitta e parecem pensar que a eleição vem na certa, bastando nada fazer -como na eleição de senador. A campanha está no ponto em que estava aquela de Boris Ieltsin, quando ele aceitou uma equipe de especialistas americanos. A história está na revista "Time". Um dos memorandos da equipe tinha como título "Por que Bush perdeu", sobre a derrota de George Bush para Bill Clinton, na mais recente eleição presidencial. O diagnóstico -trocando o nome Ieltsin por Serra: 1. Como Bush, Serra acha que a economia já melhora e que vai levar o crédito; na verdade, são poucos os que desfrutam da melhoria. 2. Como Bush, Serra simplesmente se recusa a acreditar que os eleitores votem nos seus oponentes. 3. Como Bush, não há uma mensagem clara de Serra, mas uma confusão de idéias, e sem plano disciplinado para sua divulgação. Ieltsin, como Bush, como Serra, resistia à campanha -resistia a aparecer na TV, por exemplo, a ponto de levar os especialistas a pedirem a intervenção de Clinton. A equipe, no fim, venceu as resistências e mudou a eleição russa. Serra acha que ainda está tudo muito fluido. Texto Anterior: Stálin é tema de discussão em campanha Próximo Texto: PPB agora vai atrás dos votos de Rossi Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |