São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
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Por que Bush perdeu

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Tem aquela:
- O que vale mesmo é a pesquisa do dia 3 de outubro.
E aquela:
- As pesquisas são apenas a fotografia do instante.
E aquela, talvez a melhor:
- As pesquisas, agora, têm um vaivém... um sobe-desce... está tudo muito fluido.
As reações de José Serra, na Bandeirantes, não poderiam ser mais reveladoras.
Vai mal a campanha de maior interesse do governo real. Campanha que, a bem da verdade, nem existe.
Serra e demais tucanos vêem o esforço de Erundina, Rossi, Pitta e parecem pensar que a eleição vem na certa, bastando nada fazer -como na eleição de senador.
A campanha está no ponto em que estava aquela de Boris Ieltsin, quando ele aceitou uma equipe de especialistas americanos. A história está na revista "Time".
Um dos memorandos da equipe tinha como título "Por que Bush perdeu", sobre a derrota de George Bush para Bill Clinton, na mais recente eleição presidencial.
O diagnóstico -trocando o nome Ieltsin por Serra:
1. Como Bush, Serra acha que a economia já melhora e que vai levar o crédito; na verdade, são poucos os que desfrutam da melhoria.
2. Como Bush, Serra simplesmente se recusa a acreditar que os eleitores votem nos seus oponentes.
3. Como Bush, não há uma mensagem clara de Serra, mas uma confusão de idéias, e sem plano disciplinado para sua divulgação.
Ieltsin, como Bush, como Serra, resistia à campanha -resistia a aparecer na TV, por exemplo, a ponto de levar os especialistas a pedirem a intervenção de Clinton.
A equipe, no fim, venceu as resistências e mudou a eleição russa. Serra acha que ainda está tudo muito fluido.

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