São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Competição 'engorda' em um século

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A dieta dos atletas nos Jogos Olímpicos "engordou" desde a competição em Atenas, em 1896, até a de 1996, que começa sexta-feira em Atlanta.
Estudos de pesquisadores norte-americanos indicam aumento no consumo de produtos de engorda, como massas, arroz, farináceos e açúcares.
Louis Grivetti e Elizabeth Applegate, professores do departamento de nutrição da Universidade da Califórnia, fizeram uma análise da evolução da alimentação básica dos atletas olímpicos.
"No início do século, a massa era evitada pelo medo de acúmulo de gordura pelo organismo", explicou Applegate.
"Depois que ficou constatado que 60% da explosão de energia vem do hidrato de carbono, o consumo de massa aumentou."
Segundo Applegate, alimentos como pão, macarrão, arroz e farináceos em geral, ricos em carboidratos, passaram a ser valorizados. Eles serão a base das refeições em Atlanta.
"Nas primeiras Olimpíadas, e vemos isto na de 1924, valorizava-se a dieta natural, com muitas frutas e vegetais", disse a pesquisadora. "Na de 1952, esta tendência já não existia. Em 1996, o atleta consumirá massa todo o dia."
Como consequência, a porcentagem de carboidratos no corpo do atleta aumentou, o mesmo ocorreu com o glicogênio, que gera energia.
"O resultado tem sido um ganho muscular e uma melhora na performance dos competidores. Mais bem alimentados, eles têm mais energia para gastar", explicou Applegate.
As críticas
Nutricionistas norte-americanos chegaram a protestar contra a instalação de cinco lanchonetes McDonald's, um dos patrocinadores dos Jogos, na Vila Olímpica.
Eles sugerem evitar comidas gordurosas, excesso de fritura, salsichas e carne de porco.
Louis Grivetti afirmou que estão sendo instalados estandes na Vila Olímpica para vender hot dogs e refrigerantes.
"Não temos nada contra a Coca-Cola, uma das patrocinadoras da Olimpíada de Atlanta, mas o melhor é beber muita água, sucos naturais e leite desnatado."
Lynn Dugan, gerente de nutrição do McDonald's, rebateu as críticas dos pesquisadores, afirmando que houve modificações no cardápio da rede em Atlanta.
"Nosso menu também incluirá frutas frescas, vegetais e iogurtes."
Segundo Dugan, o McDonald's ajudará o atleta a se alimentar.
"Como não é todo mundo que anda com um nutricionista a tiracolo, mesmo em época de Olimpíada, daremos sugestões por escrito sobre a combinação apropriada de alimentos para cada modalidade esportiva."

Próximo Texto: A nutrição nos Jogos Olímpicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.