São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin cancela encontro e desaparece

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente russo, Boris Ieltsin, 65, desmarcou um encontro com o vice-presidente dos EUA na última hora e levantou novas suspeitas sobre seu estado de saúde.
Uma hora antes do encontro com o norte-americano Al Gore, o Kremlin (sede do governo russo) divulgou a seguinte mensagem: "O presidente Boris Ieltsin decidiu tirar umas férias curtas na região de Moscou".
O presidente da Rússia não é visto em público desde o dia 26 de junho. Ele fez apenas aparições para a TV gravadas previamente.
O Kremlin conseguiu remarcar um encontro com Al Gore para hoje e justificou a ausência de Ieltsin pelo "cansaço".
"Não vejo motivos sérios para essas frases desesperadoras indicando que algo aconteceu de novo. É mentira, o presidente está cansado, realmente muito cansado, e apenas precisa de férias", disse o porta-voz Serguei Medvedev.
Mudança no gabinete
Ieltsin começou seu descanso de 15 dias demitindo Nikolai Iegorov e nomeando chefe de gabinete o ex-ministro Anatoli Tchubais, que era responsável pela privatização.
Tchubais, figura-chave nas reformas econômicas russas, deixou o cargo de primeiro vice-premiê em janeiro, sob pressão dos comunistas, que haviam vencido as eleições parlamentares de dezembro.
Ele voltou a se aproximar de Ieltsin na campanha presidencial, tornando-se um de seus assessores.
Medvedev disse que Ieltsin tinha recebido a recomendação para que descansasse depois de vencer o neocomunista Guennadi Ziuganov. Mas, segundo o porta-voz, o presidente ignorou os conselhos e continuou a trabalhar, para a formação do novo governo.
O encontro de Ieltsin com o vice-presidente dos EUA, que está em Moscou para uma sessão de dois dias da comissão conjunta EUA-Rússia, deve ocorrer em Barvikha, cidade próxima a Moscou onde Ieltsin estaria se recuperando em uma casa de repouso.
Foi nessa cidade que o presidente russo descansou nas duas vezes em que foi internado com problemas cardíacos, no ano passado.
Irritação
Al Gore parecia irritado ao responder sobre o cancelamento do encontro com Ieltsin, pouco antes de se reunir com o premiê russo, Viktor Tchernomirdin.
O vice-presidente americano deveria conversar com Ieltsin sobre o recente endurecimento da campanha russa na Tchetchênia e sobre a adesão de países do Leste Europeu à Otan, a aliança militar ocidental, liderada pelos Estados Unidos.
O americano também felicitaria Boris Ieltsin pela vitória nas eleições presidenciais do último dia 3.

Texto Anterior: Ato pela libertação de paraguaio reúne 3.000; Terremoto de 6,5 graus atinge o sul do México; Americana fica tempo recorde no espaço; Presa acusada de tentar passar HIV a criança
Próximo Texto: Carro-bomba nos Urais mata 1 e fere 6, diz agência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.