São Paulo, quarta-feira, 17 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo destrói parte da vegetação do parque da Serra da Canastra

Área queimada corresponde a 18% do total do parque

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Um incêndio destruiu cerca de 13 mil hectares de vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no sudoeste mineiro, distante 325 km de Belo Horizonte, segundo o Cobom (Comando dos Bombeiros).
A área queimada representa cerca de 18% da área total do parque (71,5 mil hectares), que abriga a nascente do rio São Francisco.
O fogo começou no domingo de manhã e foi debelado no início da tarde de ontem por cerca de 50 homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
Somente às 15h de anteontem o Corpo de Bombeiros foi acionado, segundo o capitão Eli Chagas de Oliveira. "Houve um prazo muito longo até que os bombeiros fossem chamados. Isso permitiu que o fogo se espalhasse com facilidade."
Segundo o Cobom, a superintendência do Ibama em Minas Gerais suspeita que o incêndio tenha sido criminoso e vai apurar essa possibilidade.
Favela
Um incêndio destruiu ontem 42 barracos e deixou mais de 230 desabrigados, entre mulheres e crianças, na favela do Bambu, em Ramos (zona norte do Rio). O incêndio começou por volta das 10h. Não houve feridos.
O fogo foi controlado pelos bombeiros cerca de duas horas após o início do incêndio.

Texto Anterior: Dono deve decidir, diz sindicato
Próximo Texto: Secretários fazem pressão pela liberação de R$ 70 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.