São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugueses atuam em 'Xica da Silva'

JAIR RATTNER
DE LISBOA

A novela "Xica da Silva", que vai ser exibida pela Rede Manchete a partir de agosto, terá quatro atores portugueses. Antônio Marques, Lídia Franco, Rosa Castro André e Anabela Teixeira vão representar a família Pereira -pai, mãe e duas filhas.
Anabela Teixeira está no Brasil participando na novela "O Campeão", na Bandeirantes. Os outros largaram tudo para participar de "Xica da Silva" por causa do carisma do diretor Walter Avancini. "O convite foi feito há um mês e tive que mudar minha vida toda, de repente, para poder viajar", conta Lídia Franco, 52.
"Ir agora para o Brasil nem estava nos meus planos", diz Lídia, que é considerada uma das melhores atrizes portuguesas do momento. A viagem vai tirá-la do elenco da peça "Edmond", de David Mamet, que ia estrear em setembro. Ela já trabalhou com Avancini na novela portuguesa "A Banqueira do Povo".
Para o ator Antônio Marques, que já tinha trabalhado com Avancini em "Zumbi, o Rei dos Palmares" e no telefilme "O Sonho do Rei", o convite foi uma surpresa. "Durante a rodagem do 'Zumbi' eu disse ao Avancini para não contar comigo para a novela, porque seis meses rodando é muito tempo", afirmou.
Mas acabou aceitando o papel mesmo sem saber muito a seu respeito. "Confio inteiramente no Avancini", conta Antônio, 55 anos de idade e 40 de teatro.
Apesar da experiência, Antônio sente receio da novela. "É tudo muito imediato. Quando fazemos um teleteatro ensaiamos um mês e gravamos em duas semanas, mas na novela é para o dia seguinte."
Segundo Antônio, Avancini se caracteriza por ser um diretor de atores. "Ele dá segurança, ouve e é muito educado", avalia.
Antônio gostaria de entrar numa peça no Brasil. "Se surgir a oportunidade, gostaria de experimentar o palco no Brasil".
Psicóloga
Para a psicóloga e atriz Rosa Castro André, o convite de Avancini mudou toda sua vida. "Há quinze dias recebi um convite para trabalhar em uma clínica". Ela adiou todos os compromissos para poder participar de "Xica da Silva".
"Avancini é um diretor exigente, que me faz crescer como atriz. Ele é capaz de tudo para conseguir o que quer", conta Rosa, 29, que trabalhou com ele em "A Banqueira do Povo".
Rosa já atuou durante oito meses em Hollywood e tem um compromisso para quando terminar a novela. Participará do filme norte-americano "Sister Smile", do diretor Roger Deutsch. As filmagens começam em 97 em Roma ou Bucareste.

Texto Anterior: Telecine dá espaço ao cinema nacional
Próximo Texto: Protagonista tem 17 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.