São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micro ganha "jeitão" de eletrodoméstico

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um microcomputador com "jeitão" de eletrodoméstico. Essa parece ser a tendência para os próximos lançamentos dos fabricantes de computadores para uso doméstico ou em pequenos escritórios.
A IBM apresentou na semana passada um novo modelo de sua linha Aptiva com mais recursos e poder de processamento.
Na sexta-feira, a Compaq faz um anúncio mundial de duas novas linhas para o consumo doméstico.
São modelos com novo design, que se podem encaixar na sala com a TV, videocassete e aparelhos de som. Ou, então, fazer parte do pequeno escritório.
A máquina da IBM, K31, tem o chip Pentium com velocidade de 133 MHz, 16 Mbytes de memória (recomendado para o sistema operacional "Windows 95") e disco rígido de 1,6 Gbyte, cerca de 30% a mais do que o padrão de mercado.
O modem, equipamento que conecta o computador à linha telefônica, está mais rápido. Vai sair de fábrica com velocidade de 28,8 mil bps, indicada para conexões com a rede mundial Internet.
Com esse lançamento, a IBM pretende destacar recursos que em modelos anteriores não chamaram a atenção do consumidor.
Segundo o fabricante, a linha Aptiva é uma das poucas que podem estar completamente desligadas e ser ligadas automaticamente após uma chamada telefônica para fax ou para despertar.
Isso, na opinião do fabricante, representa mais economia em energia, ao contrário de outras máquinas que precisam estar em "sleep mode" (semiligadas) para receber chamadas telefônicas.
O novo Aptiva traz ainda, como diferencial, uma placa de vídeo que permite aumentar os recursos de imagens em três dimensões.
Títulos de programas para entretenimento, como o jogo de futebol "Actua Soccer" ganham mais versatilidade. A IBM acredita que esse recurso de 3D também será aproveitado em escritórios de arquitetura que trabalham com programas de CAD (desenho auxiliado por computador).
Controle remoto A partir de agosto, a Compaq começa a entregar ao consumidor doméstico norte-americano duas linhas de computadores com novo design e facilidades que incluem recursos de equipamentos eletroeletrônicos.
As linhas Presario 3.000 e 4.000, segundo a empresa, são adaptadas às necessidades do usuário final.
Alguns modelos continuam sendo monoblocos, mas com desenho mais arrojado. A partir das séries 3.000 e 4.400, o monitor sairá de fábrica com 15 polegadas, uma nova tendência nas máquinas.
Alguns modelos virão acompanhados de controle remoto para acionar facilidades como ligar e desligar o CD para ouvir música ou para escutar as mensagens da secretária eletrônica embutida.
A linha 4.000 pode vir com chip Pentium de até 166 MHz, com 16 Mbytes de memória RAM e disco rígido de até 2 Gbytes.
Mais velocidade para comunicação é outro destaque das linhas Presario. Para acesso à Internet, a placa de fax/modem virá com 33,6 mil bps.
O leitor de CD-ROM será de óctupla velocidade, e as máquinas virão com placa de vídeo MPEG, que permite ter vídeos em tela cheia.
Com a linha 3.000, a empresa pretende difundir a idéia de um computador adaptável a qualquer cômodo da casa. É uma máquina monobloco com tela plana e mouse sem fio.
O fabricante acredita que, com esse modelo, o consumidor final poderá transportar a máquina pela casa com mais facilidade.
Nesse micro, dá para colocar até três CDs de música.
(MZ)

Texto Anterior: Mau atendimento irrita cliente
Próximo Texto: Creative lança conjunto para vídeo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.