São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja Universal acerta apoio a Serra

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo bispo Edir Macedo, fechou ontem um acordo com o governo para apoiar a candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.
O acordo foi selado durante encontro realizado, em São Paulo, entre o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, e dois bispos da Igreja Universal: Carlos Rodrigues, de Brasília, e Paulo Roberto Vieira Guimarães, de São Paulo.
O entendimento foi revelado à Folha por Rodrigues, que desempenha o papel de coordenador político na cúpula da Universal.
O bispo disse que viajou de Brasília para São Paulo exclusivamente para a reunião com Motta. O encontro, que durou 40 minutos, vinha sendo articulado há cerca de três meses pelo deputado Arnaldo Madeira, candidato a vice na chapa de Serra.
Em troca do apoio ao tucano, a igreja quer participar na administração dos programas da Prefeitura de São Paulo na área social.
A Universal calcula que elegerá quatro vereadores na capital paulista, o que lhe daria peso político suficiente para reivindicar uma participação na gestão municipal.
Rodrigues lembrou que a igreja do bispo Macedo apoiou a candidatura de Fernando Henrique Cardoso para a Presidência da República, em 1994.
Ele afirmou que a Universal está "muito satisfeita" com a gestão de FHC e quer ajudar o PSDB a se manter no governo. "É um governo sem escândalos, à altura do que a nação precisa."
Na avaliação do bispo, a eleição de Serra é importante para o projeto político do PSDB: "Além disso, ele tem o apoio dos governos estadual e federal".
Além do acordo costurado ontem com o ministro Sérgio Motta, para apoio a Serra, a Igreja Universal já assumiu compromisso em quatro outros Estados.
Carlos Rodrigues disse que a igreja fechou acordo, no Rio de Janeiro, para apoiar o também candidato do PSDB, Sérgio Cabral Filho. Neste caso, segundo ele, a decisão foi tomada em função da "amizade" com o governador Marcello Alencar (PSDB).
No Paraná, afirmou que houve entendimento com o governador Jaime Lerner para apoio ao candidato do PDT, Cássio Taniguchi.
Na Bahia, segundo ele, foi feita uma negociação com o senador Antônio Carlos Magalhães, para apoio ao candidato do PFL, Antônio Imbassahy.
Disse também que a Universal assumiu compromisso de apoiar Alfredo Pereira do Nascimento (PPB), candidato à Prefeitura de Manaus, indicado pelo governador Amazonino Mendes (PFL).
Embora tenha justificado o apoio a Serra como necessário ao fortalecimento do PSDB, o bispo Carlos Rodrigues disse que a igreja apóia amigos e não partidos.
Disse que, em Belo Horizonte, a Universal não fechará posição, pois está dividida entre Virgílio Guimarães (PT) e Júnia Marise (PDT).

Texto Anterior: TRE aprova candidatura de reprovados em teste
Próximo Texto: Erundina adota o SIM contra o PAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.