São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB grava cenas com Maluf e provoca confusão

Tucanos podem vir a usar cenas do incêndio

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma repórter da produtora Diana, responsável pelo programa eleitoral de José Serra (PSDB), foi "convidada" ontem a sair da Prefeitura de São Paulo pelo próprio prefeito Paulo Maluf (PPB).
Rosiney Bigattão participava de uma entrevista coletiva com o prefeito, quando Maluf desconfiou que ela não era de nenhum órgão de imprensa e pediu que ela saísse.
Maluf falava sobre o incêndio ocorrido ontem de madrugada em um abrigo da prefeitura, localizado em Itaquera (zona leste), onde dez pessoas morreram.
"A senhora é uma mercadora da tragédia. Por favor se retire", disse o prefeito para Rosiney.
A assessoria de imprensa de José Serra, candidato a prefeito, afirmou que enviou Rosiney à prefeitura porque considerou importante ouvir o que Maluf tinha a dizer sobre um episódio tão importante como o incêndio.
Maluf ficou desconfiado quando viu que o microfone da jornalista não tinha identificação, ao contrário do que ocorre com as TVs comerciais.
Inicialmente, Maluf errou na identificação de quem estaria interessado em colher material sobre a tragédia. "De que jornal você é? É do PT?", indagou Maluf, para reclamar em seguida de "falta de ética" da jornalista.
Serra fala
Serra afirmou que foi informado da "tragédia" só às 14h, por jornalistas que cobriam sua visita ao bairro do Jaraguá (zona norte).
"Eu me pergunto qual seria a precariedade dessa instalação para permitir que isso tivesse acontecido", disse o candidato tucano, referindo-se ao alojamento que abrigava as vítimas.
O PSDB não pretende, por enquanto, veicular em seu horário gratuito as cenas que sua produtora gravou no local da tragédia.
Não se descarta, porém, que o material seja utilizado, dependendo da evolução da campanha.
O temor é que, sem um trabalho pericial que responsabilize a prefeitura malufista pelo fato, o partido, se levar ao ar cenas gravadas ontem, possa ser acusado de tentar tirar proveito eleitoral das mortes.
Para a campanha de Serra, Celso Pitta (candidato de Maluf) é seu principal adversário no momento. O raciocínio é que ambos disputarão o direito de enfrentar Luiza Erundina (PT) no segundo turno.

Texto Anterior: O grande plano
Próximo Texto: Pedetista pede apuração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.