São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentos poderão ter número único

Proposta foi aprovada no Senado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem o projeto de lei do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que institui um número único para o Registro Civil.
Com ele, todo cidadão terá um só número para todos os documentos (desde a certidão de nascimento até o atestado de óbito), contas bancárias, cartões de crédito etc.
Segundo Simon, o projeto deverá coibir a sonegação de impostos e a evasão de divisas, pois um número único para todos os documentos irá facilitar a fiscalização.
O número único será um código formado por cinco letras e oito números. As duas primeiras letras identificarão o Estado onde foi feita a identificação, e as outras três, o município.
O projeto prevê a criação do Cadastro Nacional de Registro Civil, que conterá o número único do registro acompanhado das informações sobre cada cidadão. A proposta ainda tem de ser aprovada pela Câmara dos Deputados.
A Receita já estuda a criação de cadastro único para pessoas jurídicas, que eliminaria diversos documentos de empresas e reduziria a possibilidade de sonegação.

Texto Anterior: Projeto dá FGTS para empregado doméstico
Próximo Texto: Assaltantes ateiam fogo em casa de empresária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.