São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU fecha acordo com Iraque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os negociadores da Organização das Nações Unidas (ONU) chegaram a um acordo básico e preliminar sobre o monitoramento das vendas em regime de urgência de petróleo cru do Iraque, faltando apenas o acerto de alguns detalhes técnicos.
O acordo permitirá a Bagdá a venda de petróleo cru por seis meses apenas, com o objetivo de reunir recursos para a compra de alimentos e remédios para sua população, assim como pagar indenizações de guerra. O veto às vendas de petróleo iraquiano data desde a crise do Golfo, em 1990, quando o Iraque invadiu o Kuwait.
O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Nicholas Burns, disse que o novo acordo prevê também a colocação de mais observadores que os previstos num plano vetado pelos norte-americanos na semana passada na ONU.
Eles vão fiscalizar tanto as exportações de petróleo cru quanto as importações de alimentos e de ajuda humanitária. Burns disse que se espera obter um acordo definitivo numa data próxima. As Nações Unidas resolveram o problema principal, assegurando que o presidente Saddam Hussein não vá receber qualquer recurso.
Washington pediu ao Comitê de Sanções da ONU um controle estrito sobre o acordo, que prevê a movimentação de recursos da ordem de US$ 2 bilhões. A meta, segundo Burns, é evitar o enriquecimento de Saddam Hussein. Nabil Najam, enviado do Iraque à Liga Árabe, disse no Cairo que o veto imposto por Washington prolongou o sofrimento dos iraquianos.

Texto Anterior: Desigualdade, pobreza e renda mínima
Próximo Texto: Dissidentes reivindicam subsede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.