São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas desenvolvem produtos nos EUA

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Transmissão de dados via cabo de TV ou via linha telefônica por modem. A US Robotics está apostando na segunda fórmula.
Motivo: nos EUA, o sistema de TV paga por cabo é muito antigo e somente consegue transmitir dados unilateralmente. Ou seja, não é possível enviar dados.
Em abril, a US Robotics, uma das líderes em vendas de modems para computadores pessoais, fechou acordo com a Zenith para desenvolver um sistema que permita receber e enviar dados.
Na opinião de Charles Kusniec, diretor da Centertap, que distribui produtos da US Robotics no Brasil, o produto vai aproveitar a infra-estrutura dos cabos, nos EUA.
Segundo o instituto americano Yankee, 90% das casas dos EUA estão conectadas a algum serviço de TV paga via cabo, e 63 milhões de domicílios assinam algum tipo de serviço via cabo.
Kusniec afirma que 90% das operadoras de TV paga por cabo usam o sistema de transmissão de uma via.
O produto resultante da parceria da Zenith com a US Robotics ainda está em protótipo, e não há previsão de lançamento.
Kusniec adianta que o usuário de computador vai continuar utilizando a linha telefônica para transmitir dados. Vai receber, no entanto, os dados via cabo da TV paga. Esse cabo estará conectado no modem.
"Esse novo produto abre a grande necessidade de atingir esses locais que somente operam por uma via", diz o executivo.
Microsoft e Motorola
Também em abril, a Motorola e a Microsoft assinaram acordo para o desenvolvimento de produtos para o cable modem CyberSURFR. O produto vai permitir que usuários de computadores façam assinatura de serviços on line com velocidades superiores às usadas pelos modems de hoje (28,8 mil bps).
A fabricante de computadores Hewlett-Packard é outra empresa que pretende usar a tecnologia dos cable modems da Motorola para seu sistema, o HP Broadband Internet Delivery.
Desde abril, a Motorola vem entregando o cable modem CyberSURFR para operadoras de TV paga a cabo.

Texto Anterior: Empresa pretende ampliar experiência
Próximo Texto: CD divide com o livro atenções na Bienal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.