São Paulo, quarta-feira, 7 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WorkCenter 250 é caro, mas bom para escritórios

Máquina da Xerox combina fax/modem, impressora e scanner

ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Xerox Document WorkCenter 250 representa uma evolução para a manipulação, envio e recebimento de documentos em um escritório. Ele reúne, em um só equipamento, dispositivos hoje largamente usados e de utilidade comprovada nesse tipo de ambiente.
Além de ser uma máquina de fax/fone e copiadora de documentos stand alone, ou seja, independente do computador, possui uma placa de fax/modem para recepção e envio pelo computador, bem como scanner e impressora.
Textos editáveis
Isso significa que os documentos digitalizados no WorkCenter podem ser lidos pelo computador, que pode também armazená-los e manipulá-los de diversas formas, inclusive produzindo textos editáveis, por meio de um programa de OCR (leia texto abaixo) que também acompanha o produto.
As resoluções e velocidades (leia quadro) não são as melhores do mercado, mas são satisfatórias para a maioria das aplicações de escritório que fazem uso de todos esses recursos simultaneamente.
Seu ponto forte é a integração, aliada tanto à facilidade de instalação quanto à de uso imediato de suas funções mais básicas.
As dimensões do equipamento correspondem ao tamanho de uma máquina de fax usual ou de uma impressora grande.
A economia de espaço que isso representa se deve à disposição apropriada das bandejas de alimentação e saída de papel (elas são verticais, ligeiramente inclinadas), tanto para impressão quanto para o scanner.
O WorkCenter possui um visor de quatro linhas com 20 caracteres cada para operação manual, onde são apresentados os menus de opções e mensagens. A instalação da máquina e dos programas que a acompanham é rápida e sem maiores problemas.
Documentação completa
A documentação é bastante completa, incluindo manuais e cartões de consulta rápida para todos os componentes. Toda a documentação e os diálogos com o usuário são em português.
Um folheto 'Leia Isto Primeiro' é enviado com o equipamento.
Esse folheto é a primeira coisa que se vê ao desempacotar o equipamento. Traz informações úteis, como requisitos mínimos e errata, e especifica com clareza o padrão usado nos testes originais de durabilidade do cartucho.
Nesse caso, foi utilizado pela Xerox o padrão internacional de documento número 1 da CCITT, o que corresponde a 3,8% de ocupação de uma folha de papel com tamanho e resolução do tipo carta.
Nesse padrão, a utilização do cartucho pode atingir 1.400 páginas (2.800 no modo rascunho).
Com isso, o usuário pode calcular, de acordo com seu tipo de uso, quanto devem durar seus cartuchos. Fotos e gráficos ocupam mais tinta do que só texto. O cartucho custa R$ 67,78.
Além do visor e do teclado, luzes adicionais no painel indicam quando está ocorrendo comunicação entre o computador e o WorkCenter, ou entre o telefone e o WorkCenter, de forma a evitar conflito de operações.
Prioridade entre impressões, cópias e recebimentos de documentos por fax podem ser estabelecidas pelo operador, e um cartão de referência rápida apresenta todas as opções dos menus para facilitar operações manuais.
Evolução
Máquinas como a Xerox Document WorkCenter 250 são uma evolução na integração de vários equipamentos utilizados em escritórios modernos em uma única máquina e sob a mesma filosofia.
Com a disponibilidade de fax/fone independente, a manutenção no computador não impede processamento da recepção e envio de documentos.
Por outro lado, a manutenção da própria máquina implica ausência, ainda que temporária, de todas as suas funções de uma só vez.
Uma interessante evolução desse tipo de equipamento seria a inclusão de um grau de modularidade que permitisse inserir e remover componentes separadamente, como ocorre com muitos computadores portáteis hoje em dia.
Assim, trabalho de manutenção e atualização de tecnologia poderiam ser feitos mais facilmente e de maneira progressiva.
Com um preço ainda alto comparado aos preços individuais dos diversos componentes, a compra do WorkCenter é recomendada para ambientes de trabalho, em que todas as funções disponíveis (fax/fone, fax/modem, impressora, scanner e software OCR) são necessárias.

Texto Anterior: Sites oferecem vários temas
Próximo Texto: Resolução não é muito alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.