São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo defende trânsito caótico

The Wall Street Journal
de Nova York

DE NOVA YORK
DE NOVA YORK

Walter Kulash é um engenheiro de trânsito dos EUA que defende o estreitamento das avenidas centrais das cidades e a liberação do estacionamento na rua para aumentar o congestionamento.
Dirigindo pelo centro de Winter Park, perto de Orlando, Flórida, Kulash comenta a rua de três pistas, cheia de lojas, na qual se pode estacionar dos dois lados e onde se anda a 20 km por hora no máximo.
"Aposto que muitas dessas pessoas nem deveriam estar aqui. Elas vêm porque é divertido", disse Kulash ao "Wall Street".
A tese da nova geração de engenheiros de tráfego que Kulash representa é que as avenidas largas nas quais não se pode estacionar representam um ganho na velocidade média dos carros, mas contribuíram para destruir o centro das cidades. Ninguém vê as vitrines, os negócios vão embora e o local se degrada.
"Em qualquer lugar que não tenha congestionamentos você provavelmente não vai querer estar", afirmou Ken Greenberger, urbanista de Toronto que parou a construção de vias expressas e estreitou várias ruas durante a década de 80.
Paul Box, um dos maiores engenheiros de tráfico dos EUA, e que ajudou a estabelecer os padrões dominantes discorda. "Não acredito que se possa trazer mais vida ao centro das cidades aumentando o congestionamento."

Texto Anterior: China abole tradução dos seus comunicados oficiais
Próximo Texto: Tropas russas tomam 200 reféns civis em hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.