São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV paga traz opção de controle

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As emissoras de TV paga estão oferecendo opções aos pais que querem exercer algum controle sobre a programação que os filhos assistem. A TVA (da Editora Abril), por exemplo, permite que um canal seja até mesmo programado para ficar fora do ar em determinado horário.
Com base na revista que traz a programação, os pais podem analisar os programas que serão exibidos e, por meio do decodificador de sinais, programar o receptor a não liberar as imagens. Para isso, basta usar uma senha própria.
Desde julho, os canais de filmes da TVA, HBO e HBO-2, exibem uma tabela antes de cada programação. Nela, em vez de classificar o filme por faixa etária, demonstram qual o conteúdo dele.
Tabelas
A tabela traz as indicações de P (sem restrições), S (com cenas de sexo), V (violência), D (drogas), N (nudez) ou T (tema adulto).
A revista que traz a programação da TVA publica essa mesma tabela abaixo do resumo de cada filme.
A Folha procurou a diretoria do sistema de TV paga liderado pela NET (das Organizações Globo) mas não obteve resposta. Apurou que a NET também deve adotar o sistema de classificação baseada no conteúdo, não em faixa etária, a partir de setembro.
A NET estuda ainda formas de codificar o sinal do cabo para também permitir o bloqueio de programas. Ele será baseado no uso de aparelhos, conhecidos como "V-chip".
Nos EUA foi aprovada recentemente uma lei que torna obrigatório que os aparelhos de TV tragam o "V-chip" de fábrica. Foi dado tempo ainda para que as companhias adaptem as demais TVs.
No Brasil, há projetos em tramitação no Congresso tornando obrigatória a fabricação de televisores com o mesmo equipamento. "Isso vai tornar a TV menos invasiva, pois permitirá uma decisão prévia dos pais", disse Margrit Schmidt, diretora de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.
(WF)

Texto Anterior: Da censura à classificação
Próximo Texto: Cartas pedem a volta da censura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.