São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como o sabão age na sujeira da roupa?

Lisandra Taveira Nogueira, 18, estudante, Franca (SP)
João Farah, do Instituto de Química da USP, responde:
"Os produtos de limpeza comerciais incorporam alvejantes, enzimas, corantes fluorescentes, aromatizantes etc.
"Este coquetel de aditivos tem por função 'limpar' o tecido durante sua lavagem com água. Assim, os alvejantes são substâncias que tiram a cor das manchas, as enzimas 'digerem' a sujeira orgânica de maneira análoga ao organismo humano, os corantes impregnam o tecido com substâncias que emitem luz quando iluminados pela luz solar etc.
"Todos os processos dependem, contudo, do contato dos produtos com as fibras do tecido.
"Esta é a principal função das substâncias conhecidas como sabões e detergentes. Agem sobre a roupa promovendo molhamento das fibras e da 'sujeira', materiais orgânicos geralmente insolúveis em água. Servem, portanto, como meio de condução para promover o contato entre o tecido e os agentes de limpeza.
"Apresentam a propriedade de aderir à superfície de materiais orgânicos insolúveis em água, tornando-os solúveis em água. Pode-se observar esse fenômeno de maneira muito simples, adicionando um pedaço de tecido de algodão cru num copo de água: o tecido não se molha.
"Entretanto seu 'molhamento' ocorrerá facilmente se adicionarmos algumas gotas de detergente líquido para lavar louças. Assim, água pode 'molhar' o tecido, permitindo o contato entre a sujeira e os produtos de limpeza.

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Capacidade de "contar" pode ter aparecido nos macacos, diz cientista
Próximo Texto: PRESERVAÇÃO; SAÚDE; A PALAVRA ; ASTRONOMIA; LEITE; SEXO 1; SEXO 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.