São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capacidade de "contar" pode ter aparecido nos macacos, diz cientista

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Marc Hauser é especialista em psicologia cognitiva na Universidade Harvard e se interessa particularmente pela origem das capacidades de linguagem e matemática nos primatas.
Seu mais recente trabalho sobre o assunto foi publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (93, 1514) e resumido por Philip Cohen na revista "New Scientist".
Acredita ele que as capacidades numéricas surgiram cedo na evolução desse grupo e talvez haja preparado o caminho para a linguagem. Essas capacidades, escreve Hauser, sugerem que ambas têm muito em comum, requerendo o uso de constructos mentais conforme as regras da aritmética e da gramática.
Já se sabia que outros primatas além do homem são regularmente bons no trato dos números.
Sally Brown, em 1989, conseguiu, mediante ingentes esforços, ensinar um chimpanzé a contar até oito, mas Hauser se preocupa mais com os esforços não-ensinados. De maneira especial, ele quer saber se a capacidade numérica evoluiu antes da linguística.
As criancinhas na idade de começar a andar principiam a falar sem muita preparação e revelam capacidade numérica rudimentar.
Elas dão prova disso fixando o olhar por mais tempo em situações aparentemente impossíveis, como a presença de duas bonecas que, pela remoção de um anteparo, se "transformam" em uma, depois de terem sido colocadas uma após a outra atrás do anteparo à vista dos pirralhos.
Decidiu Hauser repetir em macacos resos selvagens a experiência feita com as criancinhas.
Em Porto Rico, ele e colaboradores, sempre que um macaco se aproximava, armava uma cena que consistia em remover a tampa e a parte da frente de uma caixa, que passava a funcionar como palco.
Com um anteparo, escondiam o palco, no qual colocavam, diante do animal, e uma após outra, duas berinjelas.
Retiravam depois o anteparo, e o animal só via uma berinjela, pois a outra fora removida sem que o animal percebesse.
A falta surpreendeu o macaco, o que só aconteceria com uma criancinhas de dez meses de idade.
A experiência foi repetida várias vezes com outros animais, sempre com o mesmo resultado.
Hauser sustenta que os antepassados do reso divergiram há mais de 10 milhões de anos, o que autorizaria imaginar que as habilidades numéricas básicas devem ter evoluído antes disso.

Texto Anterior: Mulheres podem fazer cirurgia
Próximo Texto: Como o sabão age na sujeira da roupa?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.