São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plebiscito aprova união homossexual

RICARDO AMORIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O projeto da deputada federal Marta Suplicy (PT-SP) de União Civil Livre, também chamado de casamento homossexual, ganhou ontem as ruas de Brasília.
Organizado pelo "EstruturAção", grupo homossexual da capital, um plebiscito realizado na tarde de ontem mediu a popularidade da proposta entre os brasilienses.
Com cabos eleitorais fazendo uma intensa boca-de-urna pelo sim, o resultado não poderia ser outro: 270 votos favoráveis e 134 contrários ao projeto. Apenas cinco votos estavam em branco.
"O mais importante não é o resultado, mas a divulgação do projeto. Muita gente ainda confunde o contrato de união civil com casamento. É essa diferença que estamos tentando explicar para as pessoas", afirmou o presidente do "EstruturAção", que se identificou apenas como Léo.
O projeto de autoria de Marta Suplicy está sendo analisado por uma comissão especial na Câmara. Ele não prevê alteração do estado civil, mudança de sobrenome nem adoção de crianças.
O projeto propõe apenas o direito à herança, benefícios previdenciários, seguro-saúde e declaração de imposto de renda conjuntos, além do direito à nacionalidade do parceiro.
Com o plebiscito, o "EstruturAção" aproveitou a tarde para divulgar dicas de segurança para homossexuais, informações sobre Aids e sobre a BBS Milenium, rede de informações via computador voltada para o público GLS (gays, lésbicas e simpatizantes).

Texto Anterior: PORTO ALEGRE; SÃO LUÍS; GOIÂNIA; CAMPO GRANDE
Próximo Texto: 'Ninguém deve se meter na vida alheia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.